Uma prática muito popular nos últimos anos, que consiste na perda intencional de peso por parte de um atleta que deseja estar em uma determinada categoria de peso, vamos analisar alguns aspectos desta técnica para ajudar você a entender pelo menos o seu significado. Em primeiro lugar a motivação básica é ser capaz de enfrentar adversários com um tamanho físico menor, desfrutando assim de uma vantagem em termos de força e potência pura. Considere que, especialmente no MMA, quase 90% dos atletas usam o corte de peso, por exemplo, como um peso natural que se encontra entre 90/95 kg, através dessa prática pode facilmente cair no Middleweight (84 kg), assim você pode entender que se você tivesse que lutar contra um atleta que pesa quase 10 kg menos, a vantagem alcançada não seria migalhas. Contudo, você tem que considerar o outro lado da moeda, que é a condição física na qual você está quando pratica o corte de peso, ou seja, quanto você será capaz de se recuperar do momento do peso até o dia da luta, como você pode imaginar, o corpo será afetado pelo menos em parte por essas condições excepcionais, subjetivamente todos terão uma reação mais ou menos pronunciada.
Como é feito o corte de peso?
Para garantir uma estratégia eficaz os atletas passam por profissionais super experientes, basicamente a única maneira de perder peso rapidamente e recuperá-lo o mais rápido possível (entre o dia do peso e o momento do encontro) é a desidratação, que ocorre através de saunas, roupas que induzem o suor e, finalmente, drogas que induzem a urinar o máximo possível (muitas vezes os profissionais, além da desidratação, mantêm um jejum completo por todas as 24 horas antes da cerimônia do peso). Cada time, dependendo do adversário do momento, da condição de seu atleta e muitos outros fatores, adota um tipo de corte de peso; geralmente porque a prática seja funcional, será necessário mediar uma queda de peso suficiente para cair em uma categoria sem afetar muito a resistência física, levando o corpo a uma condição não ótima em termos de energia.
Este é apenas um breve resumem para ajudar a entender esta prática, que ainda não é recomendada pela medicina, pois é bastante difícil até mesmo para os físicos mais preparados. Para dar o exemplo, o campeão de khabib Nurmagomedov, que usa esta prática para entrar nos pesos leves, como o peso natural está entre 85 e 90 kg, no passado cortes do peso muito puxados o impediram de lutar fazendo de fato pular um evento (khabib vs Ferguson uma das muitas vezes que desvaneceu foi por causa de um prématch onde o khabib caiu no chão durante a cerimônia do peso e foi hospitalizado.)